Nutrição é um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais.
A boa nutrição depende de uma dieta regular e equilibrada – ou seja, é preciso fornecer às células do corpo não só a quantidade como também a variedade adequada de nutrientes importantes para seu bom funcionamento. Os guias alimentares mais conhecidos são as pirâmides alimentares.
A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo.
Alimentar-se é o ato voluntário de fornecer alimentos ao organismo. A nutrição se inicia depois que os alimentos entram no organismo e são transformados em nutrientes.
Os estudos realizados sobre o diabetes têm orientado que as pessoas com DIABETES sigam a mesma alimentação saudável recomendada à população em geral. Muitas vezes pensamos que teremos de fazer uma dieta rigorosa, mas na verdade o que se espera é um planejamento e organização dos hábitos alimentares. Isto quer dizer que teremos que ter uma maior atenção quanto às escolhas dos alimentos e a quantidade consumida.
Tentamos resumir os primeiros passos quando nos deparamos com essa nova situação:
• Distribua os alimentos em 5 a 6 refeições ao dia. Não deixe de fazer o café da manhã! Se não puder fazê-lo em casa, leve um lanche reforçado para a escola ou trabalho.
• Nos lanches, comece sempre pelas frutas (evite sucos), mas não exagere na quantidade. Consuma algumas frutas com moderação.
• Distribua os carboidratos de forma equilibrada nas refeições. (Dê preferência aos integrais)
• A metade do prato deve ser de vegetais coloridos, principalmente os verde-escuros e amarelos. Pode ser na forma de salada crua e/ou vegetais cozidos. Evite molhos gordurosos.
• Escolha pequenas porções de carnes magras e faça rodízio entre as brancas, vermelhas ou ovo. Experimente também pratos vegetarianos.
• Evite os açúcares e alimentos açucarados.
• Só opte por produtos dietéticos se tiver certeza de que o mesmo atende as suas necessidades.
• Evite frituras e diminua o consumo de gorduras animais: carnes gordas, queijos (exceto os mais magros como, por exemplo, ricota, minas frescal, cottage), embutidos, manteiga, margarina, requeijão, creme de leite.
• Diminua o sal.
• Procure usar alimentos menos processados: pães integrais, aveia, arroz integral, macarrão integral, etc.
• Evite bebida alcoólica.
• Tome água várias vezes ao longo do dia.
• Inclua como meta no seu plano de cuidado com diabetes, a consulta com um nutricionista especialista para orientação da sua alimentação ao longo da vida.
Procure um NUTRICIONISTA!
O nutricionista é um profissional da área de saúde, com formação generalista, humanística e crítica, capacitado a atuar visando a segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentam fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
Fonte: www.diabetes.org.br
Luciana Napoleão
luciana.napoleao@hotmail.com
Diabetes.med.br
diabetes@diabetes.med.br