Diabetes Weekend

A importância da prática de atividade física para DIABÉTICOS!

087b1-720x340

Com a vida moderna o homem realiza cada vez menos atividade física. O dia a dia exige cada vez menos do nosso corpo. Utilizamos escadas rolantes ou elevadores ao invés de subir degraus; pegamos o carro para andar dois quarteirões até a padaria; para mudar o canal da televisão e só apertar um botão; trabalhamos cada vez mais horas e resta cada vez menos tempo para a prática de atividades físicas, entre muitos outros fatores.

Com todo esse sedentarismo descobriu-se a importância da atividade física. Evidenciaram-se seus benefícios com a quantidade de problemas de saúde que começaram a surgir: obesidade, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico (derrame), hipertensão, diabetes, entre outros.

A prática de atividade física é benéfica e fundamental a todo ser humano, e muito mais para o portador de diabetes.

A pessoa portadora do diabetes apresenta um risco para doenças cérebro e cardio-vasculares aumentado em relação ao restante da população e por isso deve trabalhar para diminuir esse risco. Além do controle rigoroso da glicemia com a dieta, medicações e insulina (caso necessárias), deve também fazer parte do dia a dia a prática de alguma atividade física. Seus benefícios são inúmeros:

Ocorre um melhor controle do diabetes. A prática de exercícios físicos regulares (no mínimo 30 minutos três dias por semana) provoca um aumento da ação da insulina, aumenta a captação de glicose pelo músculo, diminuição da glicose circulante e aumento da sensibilidade celular a insulina. Com isso, muitas vezes há diminuição da quantidade de medicações hipoglicemiantes, insulina e melhor controle do diabetes.

É de conhecimento de todos que a prática de atividade física diminui o “colesterol ruim” (LDL) e “aumenta o colesterol bom” (HDL), fato que diminui o risco de doenças vasculares.

Outro beneficio é a perda de peso. Esta é favorecida com a prática regular de atividade física. A perda de 5 a 10 quilos proporciona melhora no controle do diabetes, melhora no perfil lipídico (colesterol), melhor controle da pressão arterial, além de melhorar a auto-estima, diminuir a ansiedade e os riscos de depressão.

Com a perda de peso, há menor sobrecarga em quadris, joelhos, tornozelos e pés, o que diminui o risco de lesões ou dores nesses locais. Além disso, há melhora no padrão respiratório principalmente o noturno e maior facilidade a movimentação.

A prática de atividade física ainda fortalece músculos e ossos.

Agora que você já aprendeu que é muito importante deixar de ser sedentário, acompanhe os próximos textos para ver o que é necessário para o inicio sua atividade física.

Autor: Dr. Luiz F. Henrique
(Médico consultor do site Diabetic-Center)

Bibliografia:

Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia Sobre Teste Ergométrico

SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) – (www.diabetes.org.br)


compartilhar no facebook

Novidades

Entrevistas

Dicas

Mais Informações

Luciana Napoleão
luciana.napoleao@hotmail.com

Cássia Nascimento
cassianascimento.nutri@hotmail.com

Facebook
Facebook
diabetes.weekend

Patrocinadores

ARAÚJO INADE CEM-HUSJ Roberto Freitas Designer
Topo