Diabetes Weekend

Fenômeno do Amanhecer! Quer saber o que é?

diabetes-fenomeno-amanhecer-880x340

Toda manhã bem cedo, o corpo libera hormônios que fazem com que você acorde e dizem a seu fígado para liberar a glicose estocada que lhe dará energia para começar o dia. Esses hormônios impedem que o corpo fique sensível à ação da insulina. O resultado é que o nível da glicose aumenta entre 4 e 8 horas da manhã, uma reação conhecida como o FENÔMENO DO AMANHECER

Os hormônios responsáveis por isso são os chamados contra-reguladores, que se dividem em quatro tipos: adrenalina, glucagon, cortisol e GH (hormônio do crescimento).

O fenômeno em si acontece com todo mundo, mas pode causar um aumento anormal da glicemia em pessoas com diabetes. Aí você se pergunta: mas se é normal, por que causa problemas? Bom, acontece que essa carga de glicose deveria servir apenas para fazer uma pessoa sair da cama e começar o dia. Quando há excesso, o corpo dá uma carga extra de insulina e o problema é resolvido.

Contudo, aqueles com diabetes não produzem insulina (diabetes tipo 1) ou não a utilizam devidamente (diabetes tipo 2) para responder a esses aumentos no nível de glicose. Como resultado, eles continuam a crescer até atingir um patamar anormalmente alto, causando hiperglicemia.

Como saber se isto está acontecendo com você? Confira as suas glicemias. Se de madrugada elas estiverem normais, mas de manhã estiverem muito altas, fale com o seu médico. O tratamento pode ser feito aumentando a dose da insulina basal ou fazendo algumas mudanças na ceia.

É por essas e outras que medir a glicemia de madrugada é muito importante. Tudo bem que todos os dias às vezes é difícil, mas é bom sempre se programar para fazer isso de vez em quando. Principalmente se você perceber que anda acordando com glicemias bem acima do esperado.

REFERÊNCIA – SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) – www.diabetes.org.br


compartilhar no facebook

Mais Informações

Poliana Mayra
polianamayra@yahoo.com.br

Cássia Nascimento
cassianascimento.nutri@hotmail.com

Facebook
Facebook
diabetes.weekend
Topo