Diabetes Weekend

Bruno Valente

Caros amigos leitores,

Nesse relato quero homenagear e agradecer algumas pessoas e momentos dos quais realmente fizeram a diferença em minha vida. Posso dizer que transformaram e contribuíram para minha conscientização quanto ao diabetes e para o meu crescimento espiritual.

O diagnóstico do diabetes nem sempre é traumático, como foi o meu caso. Depois de muitos anos, tenho certeza de que o mais difícil é receber o diagnóstico, sem receber as informações adequadas sobre a doença. Passei muitos anos da minha vida “LUTANDO CONTRA” o Diabetes. É claro que quem saiu perdendo nessa história fui eu.

É natural do ser humano “temer” o desconhecido. Sempre foi assim. Eu vejo muitas pessoas temendo um diagnóstico de diabetes e penso que como diabético, aprendi e vivo melhor do que a maioria das pessoas, de forma saudável e consciente. O primeiro passo para sair da “era da escuridão” e realmente conviver e não lutar contra o Diabetes, foi conhecer a pessoa certa que me levou ao caminho certo, com as informações que eu precisava.

Apresento-lhes o Dr. Levimar, um endocrinologista que cuida do corpo e da alma de seus “amigos”. Não apenas dos seus “amigos” (fique claro que vejo a relação entre um médico e um paciente como uma amizade, e não simplesmente como médico e cliente que é bem corriqueiro nos dias de hoje), mas de todos que cruzam seu caminho profissional, ensinando e formando discípulos que também irão cuidar de seus pacientes como “amigos”.

Fui em minha primeira “colônia” depois de muita insistência do Dr. Levimar, nunca imaginei que um encontro de profissionais e diabéticos traria algum benefício para minha vida.  Colônia é como o projeto Diabetes Weekend é conhecido. A partir desse momento, conheci pessoas maravilhosas que me passaram toda a segurança que sempre precisei para me tornar uma pessoa mais saudável e consciente. O Diabetes Weekend, como muitos aqui já disseram, transcende os limites de seu acontecimento e se torna realmente uma enorme família, aonde encontramos carinho, apoio, informação e uma riquíssima troca de experiências entre os demais participantes e membros da equipe.

A equipe do Diabetes Weekend é formada por profissionais dos mais diversos campos da área da saúde e que têm um único objetivo: nos dar uma nova visão e mudar as nossas vidas! Pois, no final dessa experiência todos saem renovados e com sede de viver em sua plenitude. Os psicólogos da colônia trabalham nossos sentimentos e atingem sempre nossos corações, acho que de certa forma é sempre algo que precisamos, encarar nossos sentimentos e ter a liberdade de expressá-los. A equipe médica, além do Dr. Levimar, conta com médicos para cuidar de todos os participantes sempre com uma dedicação e um carinho mais que especiais, é uma relação de amizade. E para ensinar e aprender com eles, estão os estagiários de medicina que sempre oferecem muito e levam como ensinamento a verdadeira arte do cuidar. As equipes de enfermagem e farmácia realmente representam suas profissões em sua essência. É uma equipe carinhosa e preocupada com o bem estar de todos e que nos dá informações importantes de como devemos cuidar de nós mesmos no nosso dia a dia. A equipe de fisioterapia e educação física estão sempre prontos para fazer a gente suar. Mas isso é ótimo, afinal de contas, todo diabético precisa ter uma rotina de exercícios físicos em sua vida, isso é uma das chaves do sucesso para uma vida melhor. Finalmente a equipe de nutrição que é responsável por uma das mais importantes atividades do grupo: nossa alimentação. É senso comum pensar que o diabético sofre para se alimentar, não pode comer isso e aquilo e a coisa só fica pior. Afirmo com alegria que tudo isso não passa de falta de conhecimento e informação, pois, temos uma alimentação saborosa e balanceada que nutre e satisfaz nosso dia a dia com qualidade. E na colônia encontramos sempre uma alimentação planejada e preparada especialmente para nós. Obrigado nutrição, pelas refeições deliciosas de todas as colônias e continuem assim. Aproveito a oportunidade para agradecer também aos patrocinadores que sempre contribuem e enriquecem as atividades do projeto Diabetes Weekend e dizer que eles são muito importantes para a realização da colônia. Tenho certeza que dessa forma, essas empresas e indústrias se tornam mais humanas e ganham o reconhecimento de todos nós. Nós diabéticos contamos e acreditamos em vocês.

Um agradecimento especial está reservado ,é claro, a todos os participantes da colônia que de uma forma ou de outra sempre deram vida e iluminaram cada uma das 26 colônias já realizadas e tenho certeza que ainda vão brilhar muito mais. Sempre dispostos a compartilhar, a ajudar e a trocar experiências de vida, todos os participantes sempre têm muito a oferecer, pois a teoria é sempre complementada pela prática. A teoria e a prática juntas nos proporcionam uma vida melhor.

Gostaria de fazer uma homenagem especial a um casal ímpar, carismático e que tive a honra de conhecer, compartilhar um pouco da alegria, do sorriso sempre estampado no rosto, da cumplicidade e do amor presente em sua relação: o meu querido amigo Dr. Marcio José e sua fiel escudeira Lurdinha que para sempre estarão guardados em meu coração pelos ensinamentos e pelos momentos vividos. Obrigado e que Deus abençoe vocês sempre.

Família Diabetes Weekend, muito obrigado por tudo o que você faz por cada um de nós que vive um pedaço da sua história. Cada um de nós leva da colônia um aprendizado e um amadurecimento singular. Obrigado por mudar as nossas vidas, somos iguais mesmo na diferença, não é mesmo?

Um abraço carinhoso a todos vocês…

Bruno Valente 


compartilhar no facebook

Novidades

Entrevistas

Dicas

Mais Informações

Luciana Napoleão
luciana.napoleao@hotmail.com

Cássia Nascimento
cassianascimento.nutri@hotmail.com

Facebook
Facebook
diabetes.weekend

Patrocinadores

ARAÚJO INADE CEM-HUSJ Roberto Freitas Designer
Topo